MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUSA BEZERRA

UFPI - Universidade Federal do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
Abordagem do pensamento estatístico no livro didático de Matemática da rede estadual do Maranhão sobre medidas de tendência central
Resumo
O presente trabalho, tem o propósito de realizar uma análise do conteúdo de medidas de tendência central, da coleção de livros, escolhido no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 do Ensino Médio, no estado do Maranhão, sob uma perspectiva voltada ao pensamento estatístico a ser desenvolvido no ensino e aprendizagem da estatística descritiva no Ensino Médio. Dessa forma, a pequisa investigará se a obra escolhida contempla todas as etapas, apresentadas pelo estudo de Wilde Pfannkuch (1999) necessárias, para o desenvolvimento do pensamento estatístico: reconhecimento da necessidade de dados, transnumeração, considerações a respeito da variação, conhecimento do contexto, conhecimento estatistico e sintese. A obra antes de aprovada passou pelo crivo da Base Nacional Curricular Comum - BNCC e a mesma prevê que para o desenvolvimento de habilidades relativas à Estatística, os estudantes tenham oportunidades não apenas de interpretar estatisticas divulgadas pela mídia, mas, sobretudo, de planejar e executar pesquisa amostral, interpretando as medidas de tendencia central, além de comunicar Os resultados obtidos por meio de relatórios, incluindo representações gráficas adequadas Assim, este trabalho investigará se a BNCC está alinhada com o que propõe Wilde Plannkuch (1999), em seus estudos sobre as categorias para se alcançar o desenvolvimento do pensamento estatístico. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise documental e os resultados apontam que no conteúdo de medidas de tendencia central na obra analisada, alcança parte das categorias do desenvolvimento do pensamento estatistico, ficando evidentes a transnumeração e o conjunto distinto de modelos. Foi identificado que a obra não contempla a primeira categoria em nenhuma de suas atividades ou exemplos propostos, ficando assim, necessário que o professor de matemática faca esse trabalho junto a seus alunos. Porém, ela oferece aos estudantes do ensino médio uma oportunidade de vivenciar a estatística não somente através de fórmulas, tabelas e gráficos, mas também de investigar, explicar e justificar as soluções apresentadas para os problemas, com ênfase nos processos de argumentação matemática, como prevê a BNCC. Além disso, foi proposta uma metodologia de ensino voltada à contemplação de todas as categorias de formação do pensamento estatistico usando uma atividade do próprio livro didático. BNCC, Pensamento Estatístico, Medidas de tendência central.
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