Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RISOLETA GARCIA CUSTODIO FERREIRA
URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
ENSINO DE GEOMETRIA E O ENEM: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE
Resumo
Por diversos fatores, muitos estudantes terminam a educação básica sem o conhecimento necessário na área de geometria. Tendo em vista essa realidade e evidenciando a importância desse conhecimento para o desenvolvimento das potencialidades humanas, o presente estudo teve como objetivo elaborar uma ferramenta que auxilie os docentes no ensino de geometria a partir da pedagogia de Paulo Freire aliada às questões do ENEM como base para a construção de oficinas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo através da metodologia do tipo intervenção pedagógica na qual formulamos oficinas denominadas “Revisão para o ENEM”, desenvolvidas na Escola Amália Xavier, no município cearense de Juazeiro do Norte, em formato quinzenal, dentro do sistema remoto, com aulas pelo Google Meet e tendo como suporte o Whatsapp, com 23 alunos das turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Durante a pesquisa, observamos que a área de geometria é pouco explorada no Ensino Fundamental e, em consequência, os alunos chegam ao Ensino Médio sem uma base adequada para o professor poder dar continuidade a esses conteúdos. Logo, o desenvolvimento de uma didática apropriada, baseada nas ideias freireanas juntamente com questões contextualizadas que mostrem a aplicabilidade da matemática no cotidiano, pode contribuir para minimizar as dificuldades do educando na aprendizagem dos conhecimentos geométricos, já que, apesar do cenário em que a sociedade estava inserida no período que as oficinas foram aplicadas, seus resultados foram considerados positivos.
[Download TCC]