Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALESSANDRA CARDOZO
UFPR - Universidade Federal do Paraná - Curitiba - PR
Dissertação
Título
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDO NO SENTIDO DAS CURVAS PARA AS EQUAÇÕES.
Resumo
Esta dissertação investiga métodos eficazes para a apresentação de conteúdos de Geometria
Analítica, com foco inicial na modelagem geométrica com a construção de curvas, seguida
pela modelagem algébrica por meio de equações. O objetivo principal é desenvolver uma
abordagem didática que facilite a compreensão dos conceitos fundamentais da Geometria
Analítica. Baseando-se na teoria de Vygotsky, que enfatiza a influência do meio no
desenvolvimento cognitivo, esta pesquisa explora como a visualização gráfica (externo) pode
auxiliar na compreensão dos conceitos algébricos (interno). A metodologia integra
simultaneamente a construção de curvas geométricas com a apresentação das equações
matemáticas que as descrevem. As técnicas de modelagem geométrica foram exploradas para
criar e analisar diversas curvas utilizando ferramentas visuais. Imediatamente após a
construção dessas curvas, foi realizada a transição para a modelagem algébrica, onde as
curvas foram descritas por meio de equações matemáticas. Esse processo contínuo permitiu a
aplicação de conceitos de Geometria, Álgebra e Análise, traduzindo as representações
geométricas em expressões algébricas precisas, mostrando a interconexão entre os conceitos
geométricos e algébricos de maneira que faça sentido no ensino-aprendizagem dos estudantes.
Os resultados indicam que a abordagem integrada proposta melhora significativamente a
compreensão dos alunos sobre a relação entre a Geometria e a Álgebra na Geometria
Analítica. A combinação de modelagem geométrica e algébrica demonstrou ser eficaz para
ilustrar conceitos complexos e promover uma aprendizagem mais profunda e significativa. As
conclusões destacam a importância de integrar ferramentas visuais e interativas no ensino da
Geometria Analítica, sugerindo que essa metodologia pode ser aplicada em diversos níveis
educacionais para melhorar a eficácia do ensino. Recomenda-se a realização de estudos
futuros para explorar a implementação desta abordagem em diferentes ambientes de ensino e
com diversas populações de alunos.
[Download TCC]