Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MOISES REGO DOURADO
UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA
Dissertação
Título
ESTRATÉGIAS E DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
A crise sanitária da Covid-19 no Brasil e no mundo trouxe grandes desafios para a
humanidade. Na educação básica não foi diferente, pois o processo de ensino e
aprendizagem passou por inéditas e significativas transformações, surgindo assim
necessidades naturais para discentes e docentes conhecerem, analisarem,
descreverem e estudarem as ações metodológicas durante o período de implantação
do Ensino Remoto Emergencial. Dessa forma, são discutidos conceitos e
metodologias no ensino remoto, com objetivos de subsidiar e qualificar as práticas
pedagógicas adotadas, para assim desenvolver as atividades não presenciais. Para
tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em livros, artigos
científicos, documentos oficiais, notas técnicas, bem como dados obtidos nos planos
de aula e relatórios elaborados pelo professor que desenvolveu as atividades remotas.
Finalmente, os dados aqui analisados são frutos de práticas pedagógicas adotadas
em turmas do 9° ano do ensino fundamental II na disciplina de Matemática, e os
resultados revelam que o ensino remoto é um grande desafio para a atual prática
pedagógica, que exige novas metodologias de ensino, as quais o uso das tecnologias
digitais da informação e comunicação é imprescindível, modelando o papel do
professor e do aluno, ressignificando os conceitos e práticas do ensino e
aprendizagem. Nesse sentido, conclui-se com o presente trabalho que novos
caminhos direcionam para a permanência do ensino remoto e de suas metodologias,
mesmo com a volta das aulas presenciais.
[Download TCC]