Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANILO RODRIGUES PEREIRA
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE LIMITE E DERIVADA NO ENSINO MÉDIO VIA FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a importância de implementar os conceitos intuitivos de limites e derivadas no 1º ano do Ensino Médio, afim de justificar a validação de propriedades de conteúdos, muitas vezes colocados como afirmativas abstratas aos alunos. Tais conceitos serão apresentados sob uma perspectiva do estudo das funções afins e quadrática. Inicialmente, apresentamos conceitos preliminares de função, especialmente, as caracterizações e representações gráficas das funções afim e quadrática. Em seguida, a noção intuitiva de limite será exposta, utilizando gráficos e tabelas. Na sequência, será abordado o conceito de derivada, a partir da problematização da reta tangente a uma curva, passando pela definição de limite. Por fim, será abordado uma série de resolução de problemas com aplicação dos conceitos de limites e derivadas, como determinação de pontos de mínimo ou máximo bem como intervalos de crescimento e decrescimento da função quadrática; trazemos a interdisciplinaridade com a Física, nos conceitos de deslocamento, velocidade e aceleração. A aplicação do Software GeoGebra também foi utilizada para a construção das figuras contidas nesse trabalho, produzidas pelo próprio autor, e na proposta de uma oficina com o intuito de mostrar aos alunos o comportamento das retas secantes e tangente a uma curva em um determinado ponto.
[Download TCC]