MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VERUSKA DOLFINI BARBOSA

UFJ - Universidade Federal de Jataí - Jataí - GO

Dissertação

Título
FUNÇÕES HIPERBÓLICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
Resumo
Esta pesquisa teve início em um momento em que todos nós, professores e alunos, nos sentíamos apreensivos diante da situação atípica a qual vivenciávamos. A partir do momento em que a OMS decretou a situação de pandemia, causada pelo surgimento de um vírus de rápida propagação e letalidade, nos vimos obrigados a cumprir isolamento social e passamos a conviver em dois mundos, um presencial e outro digital. Diante desses novos fatores, as atividades educacionais passaram a ser realizadas em formato remoto através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para que o ensino não fosse interrompido, deixando os estudantes cerceados de seus direitos de aprendizagem. Com a realização desse trabalho conseguimos perceber que apesar de todas as pesquisas e discussões voltadas para o uso de tecnologias nas aulas de matemática (ou outra componente curricular), abordados a mais de 30 anos, ainda não estávamos preparados para fazer uso delas. Nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginavam que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. O objetivo dessa pesquisa é fazer um estudo sobre o momento pandêmico iniciado no ano de 2020, juntamente com o histórico sobre o uso das tecnologias digitais em educação matemática. A presente pesquisa foi realizada por meio de pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico com base em dissertações do PROFMAT que abordam a mesma temática, bem como um estudo sobre o Novo Ensino Médio. E que ao final conseguimos compreender que, é possível introduzir o tema nas aulas de matemática das disciplinas eletivas do Ensino Médio e com o intuito de auxiliar os professores da área, propomos uma sequência de atividades pedagógicas ao final desse trabalho, tendo o GeoGebra como principal aliado.
[Download TCC]