Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA LUIZA PATRIARCHA CLINIO DA SILVA
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Diadema - SP
Dissertação
Título
Provar sem palavras: uma abordagem teórica para o ensino de Geometria
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo das provas sem palavras. A
abordagem teórica irá mostrar o conceito e o surgimento das provas sem palavras e
como elas se popularizaram em meados da década de 80 através de publicações de
uma coletânea de enunciados figurativos, desenvolvidos ou encontrados na literatura
mundial por diversos matemáticos e leitores da revista American Associate Magazine.
Pretende-se discutir, através de artigos acadêmicos, o que é e como a visualização
no ensino foi pouco discutida ao longo da história, e como ela é aplicada ao ensino
de Geometria, e propor provas sem palavras que podem ser abordadas ao longo do
currículo básico definido pela Base Nacional Comum Curricular. Para tal, serão
apresentados os enunciados figurativos em planos de aula, com seus respectivos
objetivos a serem trabalhados, bem como as habilidades e competências que serão
exploradas. Em seguida, será proposta a sua resolução com o auxílio do software
Geogebra, e um planejamento de aula, utilizando o dado enunciado, com dicas e
sugestões ao professor.
[Download TCC]