MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RONAN LUCAS DE SOUZA

UFV - Universidade Federal de Viçosa - Florestal - MG

Dissertação

Título
Uso da sala de aula invertida apoiada por tecnologias digitais no ensino da geometria analítica
Resumo
O ensino de geometria analítica nas escolas de ensino básico brasileiras é desafiador. Dentre os motivos para dificuldade no ensino e aprendizado da geometria analítica, um deles é que este assunto requer que o aluno tenha um bom conhecimento de álgebra como pré-requisito. Outro complicador é a dificuldade de associar equações algébricas com figuras geométricas. Diante disto, este trabalho tem como objetivo propor uma forma alternativa para o ensino da geometria analítica, usando a metodologia da Sala de Aula Invertida, amparada pelo uso do GeoGebra, vídeo-aulas e estudos dirigidos. Aplicamos e testamos um projeto de ensino, usando essas metodologias e ferramentas no terceiro ano do ensino médio do Colégio Tiradentes PMMG, unidade Nossa Senhora das Vitórias (Bairro Prado, Belo Horizonte - MG).
[Download TCC]