Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DARIOMAR CANO FERNANDES
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES
Dissertação
Título
O ENSINO DA PROBABILIDADE COM FOCO NO ENEM
Resumo
A probabilidade está presente no raciocínio humano ao longo de toda a vida; em eventos diversos: na perspectiva de se ganhar um prêmio; de se saber o sexo de um bebê; de haver sol ou chuva; dentre outros acontecimentos. A dúvida em relação a esses eventos vão ocorrer ou não desperta o interesse de todos os envolvidos e expectadores. O estudo da probabilidade; no Ensino Fundamental e Médio; traz fórmulas e regras para os cálculos usados para analisar essas probabilidades. Esta dissertação abrange essa temática; analisando a metodologia empregada no ensino desses cálculos; por contextualizar o conteúdo e observar a resolução de exemplos. A pesquisa foi feita tendo como base um grupo de 20 alunos que resolveu as questões propostas de Nível Médio que foram apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio e discutiu-se as dificuldades apresentadas; erros e acertos encontrados. A partir dessas discussões; foi feita uma intervenção utilizando alguns métodos de estudo como por exemplo: resolução de exercícios em pares; resolução por problemas em pares e times; para melhorar a performance nas avaliações desse ano. Comparando a avaliação diagnóstica; feita no início do processo com o simulado do ENEM ao final do mesmo; houve um número satisfatório de acertos. Os principais desvios ocorreram por descuido; erro de interpretação de texto e por nervosismo comum a muitas pessoas ao fazerem avaliações; principalmente; pelo tempo reduzido e pelo caráter classificatório. Em vista disso; percebeu-se a necessidade de um número maior de horas de treino e execução das atividades; para que os alunos tivessem mais segurança; pois; além de praticar os conteúdos; há também a necessidade de treinar e gerenciar a calma e a concentração.
[Download TCC]