Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILCELIA HELMER COSTA ROCHA
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES
Dissertação
Título
Sequência Didática de Ensino de Análise Combinatória por meio de Problemas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino de Analise Combinatória
por meio de problemas da OBMEP, visando melhorar o raciocínio e interesse pela
aprendizagem de Matemática no ensino fundamental e posteriormente no ensino médio. A
relevância deste trabalho deve-se ao fato deste conteúdo estar presente currículo no ensino
fundamental e de uma forma mais abrangente na matriz curricular do Ensino Médio, sendo
cobrado no ENEM. Percebe-se que os discentes apresentam muitas dificuldades, no Ensino
Médio, quando se deparam com resolução de problemas envolvendo Análise Combinatória,
tendo em vista essa dificuldade, fazem-se necessárias intervenções no nível fundamental, a
fim de explorar estratégias de resolução, desenvolvendo conteúdo por meio de problemas
com contextos que despertem e valorize de fato, o raciocínio. A Matemática tem sido
considerada como algo difícil entre os jovens, acredita-se também, que com esse trabalho
será possível uma ruptura com o que está posto, uma vez que raciocínio todos têm e que é
preciso saber explorá-lo e torná-la atraente. Além disso, espera-se sobretudo que o que
for desenvolvido aqui possa possibilitar uma formação discente que vá além dos muros da
escola e do currículo escolar, que possa contribuir com o progresso científico e tecnológico.
[Download TCC]