Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THAIS MARIA FERREIRA
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: sequências didáticas voltadas à melhoria da aprendizagem e ao desenvolvimento do raciocínio lógico
Resumo
Sendo o assunto o ensino da Matemática, percebemos que há um desafio muito grande na aprendizagem dos estudantes. Uma questão que devemos considerar é que muitos estudantes das escolas públicas saem do 5º ano do Ensino Fundamental sem saberem conceitos básicos de Matemática. Baseado nisto, procurou-se identificar quais conteúdos da Matemática os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm mais dificuldade em aprender e, a partir dessas informações, propor sequências didáticas para ajudar os professores a sanar essas dificuldades. Para isso, foi aplicado um questionário aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma cidade de Minas Gerais, chegando aos tópicos: frações, perímetro, unidades de medida de comprimento, área, unidades de medida de área e probabilidade. Além disso, realizou-se uma revisão da literatura brasileira para identificar trabalhos que contivessem atividades relacionadas a esses tópicos, buscando contribuir de maneira única para o enriquecimento da literatura e, por conseguinte, para o ensino da Matemática nos anos iniciais. Durante a investigação, verificou a inexistência de atividades voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática que adotem a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) representa uma abordagem inovadora que fomenta o pensamento lógico e promove uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos. Assim, a expectativa é que as sequências didáticas propostas neste trabalho possam conferir maior eficácia às aulas de Matemática, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, do espírito inquisitivo e da capacidade de argumentação coerente dos estudantes.
[Download TCC]