Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUANA ENGELER FELIPPI
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR
Dissertação
Título
MATRIZES E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTADO DA ARTE
Resumo
A presente pesquisa apresenta o estado da arte dos últimos cinco anos sobre o uso
das metodologias de ensino de Matemática em relação às matrizes. Foi conduzido um
estudo com base em trabalhos selecionados de três plataformas de pesquisa: o banco
de dissertações do PROFMAT, os anais do ENEM no site da SBEM e o Portal da
CAPES. A seleção desses trabalhos foi realizada através do uso de filtros e leitura
criteriosa, identificando a presença de expressões tais como \'matrizes\', \'ensino de
matrizes\' e \'metodologias de ensino de Matemática\'. Após a seleção, foi realizado um
processo de identificação das metodologias de ensino de Matemática utilizadas no
contexto das matrizes. A pesquisa incluiu 31 trabalhos que abordaram algumas
metodologias, tais como história da matemática, investigação matemática,
etnomatemática, modelagem matemática, tecnologias digitais e jogos. Dentre essas,
destacou-se o uso das tecnologias no ensino das matrizes, sendo identificada em 26
publicações, representando 83,9% do total. As principais atividades abordadas nos
trabalhos com uso de tecnologias, envolvem uso de aplicativos, softwares e planilhas
eletrônicas para realizar cálculos com matrizes, utilização de vídeos aula e construção
de imagens digitais.
[Download TCC]