MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MATHEUS BETT

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC

Dissertação

Título
EQUILÍBRIO DE NASH NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A Teoria dos Jogos é uma área da matemática aplicada que busca compreender e modelar situações de conflitos em que há agentes que interagem entre si de forma racional, de modo a encontrar as melhores decisões a serem adotadas por cada indivíduo. Desta forma é possível modelar várias circunstâncias como jogo e a teoria pode ser aplicada nas mais diversas áreas, como, por exemplo, na economia, na política, no cotidiano e em guerras. Por ter esse grande leque de aplicação, a Teoria dos Jogos se divide em Teoria Combinatória dos Jogos e em Teoria Econômica dos Jogos. O estudo da Teoria dos Jogos e das suas vertentes está bem presente no meio acadêmico e praticamente inexistente na Educação Básica. Desta forma surgiu interesse em solucionar o seguinte questionamento: seria possível ensinar conceitos da Teoria dos Jogos, com enfoque na Teoria Econômica dos Jogos, no Ensino Básico brasileiro? Para solucionar essa pergunta, esta dissertação pretende expor os conceitos fundamentais da Teoria dos Jogos e elaborar um Produto Educacional que indique a possibilidade de apresentar conceitos básicos da Teoria dos Jogos no Ensino Básico. Para alcançar esses objetivos, o desenvolvimento deste trabalho baseou-se principalmente em estudos feitos por Neumann; Morgenstern (1953) e Nash (1949, 1950, 1951, 1953) para a Teoria dos Jogos e Brasil (2013, 2018) para o Produto Educacional. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa. Através dos estudos é possível perceber a possibilidade de elaborar um material que possa ser aplicado no Ensino Médio, pois os documentos norteadores da educação brasileira asseguram a possibilidade de apresentar as noções da Teoria dos Jogos, uma vez que os conceitos matemáticos utilizados nessa área estão presentes no Ensino Médio. Por isso é possível produzir o Produto Educacional presente nesta dissertação que seja aplicável no Ensino Básico brasileiro.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Equilíbrio de Nash: Proposta de Aula para o Ensino Médio
Veículo
EduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737232      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]