MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARILIA MELETTI DE ABREU PROBST

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
O uso de mapas conceituais nos processos de ensino e de aprendizagem de Estatística
Resumo
Este trabalho analisa os resultados da construção de mapas conceituais realizado com alunos do Ensino Médio, trabalhando o conteúdo de Estatística, tendo como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se um planejamento para o ensino de Estatística com a construção de mapas conceituais. O objetivo geral desse estudo é apresentar as contribuições da construção de mapas conceituais para a autorregulação dos alunos e seus avanços na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com três turmas do primeiro ano do novo Ensino Médio, totalizando aproximadamente 100 alunos, de um colégio estadual público de Londrina, no Norte do Paraná, Brasil. A ação de construir os mapas conceituais provocou o pensar, compreender e relacionar conceitos, se distanciando do apenas fazer cálculos e utilizar fórmulas, rompendo com a aula tradicional, recorrendo à tecnologia, a aprendizagem em pares, e a outras maneiras de avaliar e autoavaliar.
[Download TCC]