Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARILIA MELETTI DE ABREU PROBST
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
O uso de mapas conceituais nos processos de ensino e de aprendizagem de Estatística
Resumo
Este trabalho analisa os resultados da construção de mapas conceituais realizado
com alunos do Ensino Médio, trabalhando o conteúdo de Estatística, tendo como base
a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Para o desenvolvimento da
pesquisa, utilizou-se um planejamento para o ensino de Estatística com a construção
de mapas conceituais. O objetivo geral desse estudo é apresentar as contribuições
da construção de mapas conceituais para a autorregulação dos alunos e seus
avanços na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com três turmas do primeiro
ano do novo Ensino Médio, totalizando aproximadamente 100 alunos, de um colégio
estadual público de Londrina, no Norte do Paraná, Brasil. A ação de construir os
mapas conceituais provocou o pensar, compreender e relacionar conceitos, se
distanciando do apenas fazer cálculos e utilizar fórmulas, rompendo com a aula
tradicional, recorrendo à tecnologia, a aprendizagem em pares, e a outras maneiras
de avaliar e autoavaliar.
[Download TCC]