MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA LAURA DA SILVA NEVES

UNESP - Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente - SP

Dissertação

Título
Desenhando sequências numéricas: encontro entre a matemática e a arte
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa estabelecido competências e habilidades a serem desenvolvidas durante cada etapa da educação básica e neste trabalho destacaremos as habilidades que envolvem as sequências numéricas. Além de nortear os currículos do Brasil com o que deve ser aprendido em cada ano escolar em cada disciplina, também está previsto na BNCC o trabalho interdisciplinar, que consiste em duas ou mais disciplinas de mesma natureza ou naturezas diferentes trabalhando em conjunto para o desenvolvimento do conhecimento, assim o aluno estabelece conexões de temas em conceitos de diferentes disciplinas. A interdisciplinaridade é a base deste trabalho. Aqui serão estudadas as teorias sobre as sequências numéricas e serão apresentadas propostas de aulas pautadas na interdisciplinaridade. Conectaremos a Matemática com a Arte com o intuito de melhorar a compreensão e a construção do conhecimento dos alunos sobre sequências, além de ser uma alternativa de aula mais atrativa do que uma aula expositiva tradicional. Pensando nisso, trouxemos a sugestão de construir mosaicos como forma de representar uma sequência numérica. As propostas de aula visam contemplar os anos e séries das habilidades previstas, mas não impede que sejam trabalhadas em outros anos e séries desde que o aluno já tenha o conhecimento prévio necessário em cada caso.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Desenhando sequências numéricas: encontro entre a Matemática e a Arte
Veículo
Repositório PROFMAT
Link
https://sca.profmat-sbm.org.br/get_tcc_rec.php?id=171056930&id1=7986&id2=      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]