MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANCISCO ALBERTO CAMARGO LACERDA

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
O TEOREMA CHINÊS DOS RESTOS COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO PARA UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Resumo
Este estudo analisa os efeitos motivacionais que um minicurso – Treinamento Olímpico – sobre Aritmética Básica, com foco em problemas em que o Teorema Chinês dos Restos, garante a solução, pode causar em um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva em suas futuras participações na OBMEP. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo comos estudantes da escola que participaram do minicurso, que ocorreu em quatro encontros, aos sábados, na própria escola, de três horas e meia cada aula, e acompanhamento via WhatsApp durante o período. Os dados foram coletados por meio de questionários online, aplicados antes e depois do minicurso, que avaliaram o interesse, a confiança, a satisfação e a expectativa dos alunos em relação à Matemática e à OBMEP. Os resultados mostraram que o minicurso teve um efeito positivo na motivação dos estudantes, aumentando o seu interesse pela Matemática, a sua confiança em resolver problemas, a sua satisfação com o aprendizado e a sua expectativa de participar da olimpíada de matemática. Com base nos resultados positivos, foi sugerida a direção da escola, por meio de carta, a implantação de um curso preparatório permanente para a OBMEP na escola, que pudesse ampliar o conhecimento e a motivação dos estudantes pelo estudo da Matemática.
[Download TCC]