Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO ALBERTO CAMARGO LACERDA
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O TEOREMA CHINÊS DOS RESTOS COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO PARA UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Resumo
Este estudo analisa os efeitos motivacionais que um minicurso – Treinamento
Olímpico – sobre Aritmética Básica, com foco em problemas em que o Teorema
Chinês dos Restos, garante a solução, pode causar em um grupo de estudantes do
Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Messias
Gonçalves da Silva em suas futuras participações na OBMEP. Para isso, foi realizada
uma pesquisa de campo comos estudantes da escola que participaram do minicurso,
que ocorreu em quatro encontros, aos sábados, na própria escola, de três horas e
meia cada aula, e acompanhamento via WhatsApp durante o período. Os dados foram
coletados por meio de questionários online, aplicados antes e depois do minicurso,
que avaliaram o interesse, a confiança, a satisfação e a expectativa dos alunos em
relação à Matemática e à OBMEP. Os resultados mostraram que o minicurso teve um
efeito positivo na motivação dos estudantes, aumentando o seu interesse pela
Matemática, a sua confiança em resolver problemas, a sua satisfação com o
aprendizado e a sua expectativa de participar da olimpíada de matemática. Com base
nos resultados positivos, foi sugerida a direção da escola, por meio de carta, a
implantação de um curso preparatório permanente para a OBMEP na escola, que
pudesse ampliar o conhecimento e a motivação dos estudantes pelo estudo da
Matemática.
[Download TCC]