Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONARDO COSTA DE BORBA
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba - PR
Dissertação
Título
Proposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadrática
Resumo
Este trabalho desenvolve uma proposta de ebook interativo e dinâmico para o ensino de função
quadrática para o Ensino Médio. A proposta é baseada nos princípios do uso de tecnologia,
da interatividade, da análise dos desempenhos dos estudantes em testes de larga escala e recomendações
baseadas nesses testes. O trabalho discorre sobre a forma como o ebook foi
construído e a partir de que metodologias foi idealizado e estruturado. Como ferramenta para
produção do material didático interativo, utilizamos uma linguagem de marcação chamada
PreTeXt, que tem os recursos necessários para produzir materiais interativos, integrando ferramentas
como o Desmos e o GeoGebra. Para o desenvolvimento metodológico, levamos em
conta os erros e acertos dos estudantes na Prova Paraná, recomendações baseadas nos resultados
do PISA, e documentos oficiais como a BNCC e Matrizes de Referência do SAEB, e fomos
inspirados nas Metologias Ativas e direcionados pela Taxonomia de Bloom. Com este trabalho
apresentamos uma proposta de ensino para os estudantes de uma geração nascida com a tecnologia,
que não parece ter muito interesse em livros físicos e que está acostumada a interagir
com o conteúdo informativo disponível na internet. O material proposto está disponível em:
https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (clique aqui).
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Função quadrática
Veículo
Plataforma Educapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972550
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]