MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEONARDO COSTA DE BORBA

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba - PR

Dissertação

Título
Proposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadrática
Resumo
Este trabalho desenvolve uma proposta de ebook interativo e dinâmico para o ensino de função quadrática para o Ensino Médio. A proposta é baseada nos princípios do uso de tecnologia, da interatividade, da análise dos desempenhos dos estudantes em testes de larga escala e recomendações baseadas nesses testes. O trabalho discorre sobre a forma como o ebook foi construído e a partir de que metodologias foi idealizado e estruturado. Como ferramenta para produção do material didático interativo, utilizamos uma linguagem de marcação chamada PreTeXt, que tem os recursos necessários para produzir materiais interativos, integrando ferramentas como o Desmos e o GeoGebra. Para o desenvolvimento metodológico, levamos em conta os erros e acertos dos estudantes na Prova Paraná, recomendações baseadas nos resultados do PISA, e documentos oficiais como a BNCC e Matrizes de Referência do SAEB, e fomos inspirados nas Metologias Ativas e direcionados pela Taxonomia de Bloom. Com este trabalho apresentamos uma proposta de ensino para os estudantes de uma geração nascida com a tecnologia, que não parece ter muito interesse em livros físicos e que está acostumada a interagir com o conteúdo informativo disponível na internet. O material proposto está disponível em: https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (clique aqui).
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Função quadrática
Veículo
Plataforma Educapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972550      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]