MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RUTH MICAELY DE FIGUEIREDO GOMES

UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB

Dissertação

Título
Uma Proposta de Ensino de Matrizes usando Recursos Tecnológicos
Resumo
Neste trabalho pretendeu-se explorar a importância e a eficácia dos Recursos Tecnológicos no Ensino de Matrizes através de Sequências Didáticas. A motivação do nosso estudo partiu de ver tamanha relevância desse conteúdo no Ensino de Matemática e da inquietação, enquanto professora da Educação Básica, da não obrigatoriedade deste conteúdo no contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Deste modo, surgiu como problema norteador: Como o uso de recursos tecnológicos através de sequências didáticas podem favorecer o ensino e a aprendizagem de matrizes no ensino médio? Delimitou-se como objetivo principal analisar o impacto do uso de recursos tecnológicos através de sequências didáticas no ensino e na aprendizagem de matrizes, utilizando ferramentas tecnológicas modernas para facilitar o aprendizado. A metodologia de trabalho envolveu a criação de sequências didáticas que integrou o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar o conceito de matrizes. As sequências didáticas foram projetadas para serem interativas, envolventes e centradas no aluno, promovendo um ambiente de aprendizado ativo. A proposta foi implementada em uma disciplina eletiva do ensino médio em uma turma de 2º ano, permitindo flexibilidade no currículo e abordagem pedagógica. Espera-se que a implementação dessa proposta não só melhore a compreensão dos alunos sobre matrizes, mas também desenvolva suas habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, o uso de TDICs pode preparar os alunos para o mundo digital e aumentar sua competência digital. Desta forma, destacamos o papel fundamental que a Tecnologia pode desempenhar na melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Uma Proposta de Sequências Didáticas para o Ensino de Matrizes com Recursos Tecnológicos
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869719      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]