MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO DOS SANTOS SILVA

UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB

Dissertação

Título
Conceito de Função Aplicado ao Estudo de Sequências Através de uma Cartilha Interativa Elaborada com o Canva
Resumo
A noção de função é uma das mais importantes da e para a Matemática e o estudo e sequências numéricas também tem a sua relevância nesta Ciência, no entanto, o ensino destes conceitos apresenta desafios significativos. Embora a definição de sequências numéricas esteja explicitamente conectada às funções, grande parte dos materiais didáticos apresentam esses temas de forma separada, dando a impressão de serem assuntos desvinculados. O objetivo principal deste trabalho é promover a aprendizagem de função e sequências numéricas e favorecer a compreensão das conexões existentes entre estes conceitos. Reconhecendo que o uso da tecnologia no ensino de Matemática pode trazer inúmeros benefícios, como melhorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes, e levando em consideração que a tecnologia na sala de aula não se restringe apenas a dispositivos digitais e internet, mas inclui qualquer recurso que possa facilitar o aprendizado, desenvolvemos uma Cartilha Interativa para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem de funções e sequências numéricas. Criada na plataforma de design gráfico, Canva, a Cartilha Interativa busca oferecer uma ferramenta inovadora que integra esses conceitos de forma prática e acessível, promovendo uma compreensão mais aprofundada e dinâmica, transformando os estudantes em participantes ativos na construção do seu próprio conhecimento.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Matemática Integrada: Explorando a conexão entre Função e Sequências Numéricas
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870247      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]