Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOAO SOUSA AMIM
UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA
Dissertação
Título
A PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA FACE AO SAEB NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta metodológica com Sequência Didática
Resumo
O presente trabalho aborda a temática do índice da qualidade da educação básica brasileira, fomentando a discussão da avaliação externa do ensino público. Apresenta
como título “A Prática docente em Matemática face ao SAEB no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposta metodológica com Sequência Didática” e tem como
objetivo analisar de que forma o trabalho docente em Matemática se organiza em relação aos níveis exigidos de ensino e aprendizagem de estudantes do 9º ano,
considerando o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com vistas à escolarização nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo segue a abordagem
qualitativa, realizado em uma escola pública, tendo como informantes de pesquisa os 4 (quatro) professores de Matemática lotados nessa escola. A coleta de dados desse estudo ocorreu por meio de pesquisa de campo, utilizando um questionário com perguntas mistas abertas e fechadas, com aplicação entre agosto de 2023 e abril de 2024. Os resultados apontaram que na referida instituição é preciso adequar o ensino da Matemática ao nível esperado de Proficiência em Matemática dos estudantes. Constatou-se, ainda, a necessidade de maior direcionamento de recursos pedagógicos voltados ao SAEB, bem como do fomento à continuidade de formações continuadas para professores referentes a essa temática, visando a atingir, não somente os escores exigidos, mas, principalmente, a eficácia do processo de ensino
e aprendizagem dos estudantes. Finalmente, a partir das confirmações do levantamento de informações, são sugeridas atividades com conteúdos matemáticos
em formato de Sequência Didática.
[Download TCC]