Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FERNANDO SANTOS TELES
UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC - Santo André - SP
Dissertação
Título
Planilhas eletrônicas na introdução à Álgebra para alunos do sétimo ano: seguindo a BNCC à luz do construcionismo
Resumo
O mundo atual é tecnológico e exige habilidades para lidar com o aparato digital disponível em diversos setores de nossas vidas. Seja para nos divertirmos com algum jogo ou algo que queiramos assistir durante um momento de lazer, para um paciente agendar uma consulta ou para um médico que deseje examinar seu paciente com auxílio computacional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta o uso de tecnologias como uma de suas competências para o ensino de matemática no Ensino Fundamental. Como o documento não é uma sugestão, mas sim um regulatório das competências mínimas a serem adotadas nas aulas em algum momento, e dada a carência de material com um modelo a ser seguido que trabalhe esses pontos tão cobrados, apresento habilidades contidas
no mesmo documento (BNCC) para as turmas do sétimo ano. Adicionalmente, são propostas atividades desenvolvidas com o intuito de suprir a necessi-
dade de desenvolver nos alunos essas habilidades, ao mesmo tempo em que trabalha-se com o que se espera de uma aula voltada a uma aprendizagem significativa, na qual se considera os saberes dos alunos e seu contexto social imerso na tecnologia. Trata-se de um ambiente no qual lhes será exigido um letramento matemático e também um conhecimento computacional básico para se inserirem no mundo digital com o conhecimento necessário
para se desenvolverem em suas áreas de atuação, seja ela qual for. A partir dessa demanda, constatou-se a necessidade de formação docente voltada às
implementações de aulas em que o computador é uma ferramenta potencializadora no ensino. Notou-se também que atender a grande quantidade de docentes em formação continuada dificulta ainda mais essa tarefa, mas que a estratégia de professor multiplicador é uma opção para atender um público maior e, esta dissertação pode cumprir esse papel ou servir como material de estudo em formações docentes. O que foi estudado nesta pesquisa é demonstrado nas situações de aprendizagem, através de aulas práticas que contam com tutoriais de elaboração de planilhas eletrônicas básicas que podem ser trabalhadas por praticamente qualquer professor de matemática em atuação. Inclusive, essas atividades já foram desenvolvidas com meus alunos do sétimo ano. Houve
alunos que se engajaram mais que o habitual, pois, em outras aulas, costumavam se atrapalhar nas operações e, dada a dificuldade que apresentavam, demoravam e desistiam.
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