MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELO DA SILVA SOUSA

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
GEOMETRIA COM DOBRADURAS: EXPLORANDO A TEORIA DE VAN HIELE COM ORIGAMI
Resumo
O ensino de geometria nas escolas enfrenta desafios que impactam diretamente no desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. Embora seja um componente essencial do currículo de matemática, muitas vezes o tempo dedicado a essa disciplina na grade curricular é limitado, o que pode dificultar a progressão dos estudantes nos níveis de compreensão geométrica. Além disso, a aprendizagem da geometria frequentemente apresenta obstáculos, especialmente na transição entre os diferentes níveis de abstração necessários para o entendimento dos conceitos geométricos. Neste trabalho investiga-se o uso do origami como ferramenta pedagógica, fundamentada na Teoria de Van Hiele e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino fundamental. A pesquisa propõe uma sequência didática que utiliza atividades práticas de dobraduras para tornar a aprendizagem concreta e mais envolvente. Ao explorar diferentes tópicos da geometria por meio do origami, busca-se fornecer suporte para a criação de propostas pedagógicas e inspirar professores a adotarem essa metodologia em suas práticas.
[Download TCC]