Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO HENRIQUE ALVES JUSTINO DOS SANTOS
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - São Gonçalo - RJ
Dissertação
Título
A Calculadora como Recurso Tecnológico Educativo para o Fortalecimento e Consolidação do Pensamento Aritmético
Resumo
Esta dissertação apresenta uma proposta didática voltada ao ensino de Números e
Álgebra para alunos do 1º ano do Ensino Médio com dificuldades oriundas da ausência de aulas
presenciais nos anos finais do Ensino Fundamental, em razão da pandemia da COVID-19. A
proposta visa incentivar a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem,
desenvolver habilidades no uso da calculadora para resolver problemas em diversos contextos
teóricos e aplicados; promover uma reflexão crítica sobre a estruturação do conjunto dos
números racionais de forma intuitiva, oportunizando também a compreensão de algumas
demonstrações matemáticas. A pesquisa fundamenta-se em anos de experiência docente e na
análise de avaliações recentes, com o objetivo de ressignificar o ensino desses conteúdos, em
consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; BRASIL, 2022) e com
a incorporação de tecnologias educacionais, especialmente a calculadora. Esse recurso é tratado
não apenas como instrumento de cálculo, mas como ferramenta pedagógica para a construção
e compreensão de conceitos matemáticos. A metodologia utilizada é a Engenharia Didática,
que permite diagnosticar o nível de conhecimento prévio dos alunos, retomar conteúdos
fundamentais e conduzi-los à resolução e verificação de expressões aritméticas, com e sem o
uso da calculadora. Além disso, são propostos exercícios contextualizados que favorecem um
aprendizado progressivo e significativo. As atividades desenvolvidas para os alunos foram
concebidas de tal forma que eles pudessem explorar os conceitos, revisar a teoria e realizar as
tarefas de forma mais independente favorecendo a autonomia, o desenvolvimento do perfil
autodidata e uma participação ativa nesse processo de aprendizagem. Parte desse material dos
alunos foi impressa e fornecida num formato de caderno de atividades, com espaços para que
registrassem as suas respostas otimizando assim o tempo. Os resultados obtidos foram
satisfatórios, evidenciando avanços na aprendizagem, no uso pedagógico da tecnologia e no
desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos.
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Recurso Educacional 1
Título
A Calculadora como Recurso Tecnológico Educativo para o Fortalecimento e Consolidação do Pensamento Aritmético
Veículo
EDUCAPES
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130828
[Acesso externo]
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