MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PEDRO HENRIQUE ALVES JUSTINO DOS SANTOS

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - São Gonçalo - RJ

Dissertação

Título
A Calculadora como Recurso Tecnológico Educativo para o Fortalecimento e Consolidação do Pensamento Aritmético
Resumo
Esta dissertação apresenta uma proposta didática voltada ao ensino de Números e Álgebra para alunos do 1º ano do Ensino Médio com dificuldades oriundas da ausência de aulas presenciais nos anos finais do Ensino Fundamental, em razão da pandemia da COVID-19. A proposta visa incentivar a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, desenvolver habilidades no uso da calculadora para resolver problemas em diversos contextos teóricos e aplicados; promover uma reflexão crítica sobre a estruturação do conjunto dos números racionais de forma intuitiva, oportunizando também a compreensão de algumas demonstrações matemáticas. A pesquisa fundamenta-se em anos de experiência docente e na análise de avaliações recentes, com o objetivo de ressignificar o ensino desses conteúdos, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; BRASIL, 2022) e com a incorporação de tecnologias educacionais, especialmente a calculadora. Esse recurso é tratado não apenas como instrumento de cálculo, mas como ferramenta pedagógica para a construção e compreensão de conceitos matemáticos. A metodologia utilizada é a Engenharia Didática, que permite diagnosticar o nível de conhecimento prévio dos alunos, retomar conteúdos fundamentais e conduzi-los à resolução e verificação de expressões aritméticas, com e sem o uso da calculadora. Além disso, são propostos exercícios contextualizados que favorecem um aprendizado progressivo e significativo. As atividades desenvolvidas para os alunos foram concebidas de tal forma que eles pudessem explorar os conceitos, revisar a teoria e realizar as tarefas de forma mais independente favorecendo a autonomia, o desenvolvimento do perfil autodidata e uma participação ativa nesse processo de aprendizagem. Parte desse material dos alunos foi impressa e fornecida num formato de caderno de atividades, com espaços para que registrassem as suas respostas otimizando assim o tempo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, evidenciando avanços na aprendizagem, no uso pedagógico da tecnologia e no desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
A Calculadora como Recurso Tecnológico Educativo para o Fortalecimento e Consolidação do Pensamento Aritmético
Veículo
EDUCAPES
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130828      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]