Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CHARLES MIGUEL PERES SANTOS
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
A Metodologia Ativa ABP Aplicada ao Ensino de Estatística em uma Escola Pública de Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a aprendizagem de conceitos básicos de Estatística pelos estudantes utilizando a metodologia ativa de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ao longo de três sequências didáticas aplicadas a uma turma do 9º ano, com estudantes entre 13 e 16 anos, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro, localizada no distrito de Ibiranhém, município de Mucuri – BA. A ABP é uma abordagem metodológica centrada no estudante, que utiliza o problema cotidiano como ponto de partida para o ensino de conceitos.
Este estudo aplicou três sequências didáticas voltadas para temas presentes no cotidiano dos estudantes: consumo de água, transporte escolar rural e crescimento do corpo humano. Foi apresentado um minicurso introdutório sobre conceitos estatísticos fundamentais, como média, mediana, moda, tabelas e gráficos e, posteriormente ao longo do desenvolvimento das atividades das sequências didáticas, os estudantes refletiram sobre a relevância dos temas abordados, destacando a importância de práticas sustentáveis no uso da água, a necessidade de otimizar o transporte escolar e o processo de crescimento do corpo humano.
Ao longo da discussão dos resultados, observa-se que a utilização da metodologia ABP contribuiu para a aprendizagem de conceitos estatísticos básicos e promoveu o desenvolvimento de comportamentos críticos e reflexivos, além de engajar os estudantes em questões ambientais e sociais. Apesar de limitações, a aplicação das sequências didáticas, as conclusões indicam que a ABP pode ser uma metodologia de ensino eficiente para o ensino de Estatística.
[Download TCC]