Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARIA DO SOCORRO PINHEIRO VIANA
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
QUAL A MATEMÁTICA DO CAFÉ? UMA EXPERIÊNCIA DE ETNOMATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAPELINHA-MG
Resumo
Diante das dificuldades que muitos estudantes enfrentam ao aprender matemática, é
essencial que os professores adotem estratégias que tornem o ensino mais acessível e
conectado à realidade dos alunos. Essas dificuldades muitas vezes surgem da falta de
associação entre a matemática e o cotidiano dos estudantes, levando-os a perceber a
disciplina como algo distante de suas vidas. Esta dissertação investigou o uso da
Etnomatemática como uma ação pedagógica para aproximar o conhecimento matemático
das vivências diárias dos alunos, utilizando a cadeia produtiva do café como contexto. O
estudo envolveu estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de
Capelinha-MG, para os quais foram desenvolvidas atividades que relacionavam a
matemática a aspectos práticos da produção de café. Em sala de aula, discutiram-se
elementos da cadeia produtiva, como plantio e colheita, destacando os conceitos
matemáticos aplicados, como medições e estimativas. Para aprofundar o aprendizado, foi
realizada uma visita ao campo, onde os estudantes observaram o processo de cultivo do
café e aplicaram os conceitos discutidos. Essa experiência foi complementada por uma
roda de conversa, permitindo aos alunos refletirem sobre a presença da matemática nas
atividades do campo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, revelou um
aumento significativo no interesse e no engajamento dos alunos, evidenciando que a
Etnomatemática pode tornar o ensino da matemática mais relevante e significativo. Ao
conectar a matemática ao contexto cultural e cotidiano dos estudantes, a Etnomatemática
não só facilita a compreensão dos conceitos, mas também desperta maior interesse pela
disciplina, tornando o aprendizado mais envolvente e prático.
[Download TCC]