MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARIA DO SOCORRO PINHEIRO VIANA

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG

Dissertação

Título
QUAL A MATEMÁTICA DO CAFÉ? UMA EXPERIÊNCIA DE ETNOMATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAPELINHA-MG
Resumo
Diante das dificuldades que muitos estudantes enfrentam ao aprender matemática, é essencial que os professores adotem estratégias que tornem o ensino mais acessível e conectado à realidade dos alunos. Essas dificuldades muitas vezes surgem da falta de associação entre a matemática e o cotidiano dos estudantes, levando-os a perceber a disciplina como algo distante de suas vidas. Esta dissertação investigou o uso da Etnomatemática como uma ação pedagógica para aproximar o conhecimento matemático das vivências diárias dos alunos, utilizando a cadeia produtiva do café como contexto. O estudo envolveu estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Capelinha-MG, para os quais foram desenvolvidas atividades que relacionavam a matemática a aspectos práticos da produção de café. Em sala de aula, discutiram-se elementos da cadeia produtiva, como plantio e colheita, destacando os conceitos matemáticos aplicados, como medições e estimativas. Para aprofundar o aprendizado, foi realizada uma visita ao campo, onde os estudantes observaram o processo de cultivo do café e aplicaram os conceitos discutidos. Essa experiência foi complementada por uma roda de conversa, permitindo aos alunos refletirem sobre a presença da matemática nas atividades do campo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, revelou um aumento significativo no interesse e no engajamento dos alunos, evidenciando que a Etnomatemática pode tornar o ensino da matemática mais relevante e significativo. Ao conectar a matemática ao contexto cultural e cotidiano dos estudantes, a Etnomatemática não só facilita a compreensão dos conceitos, mas também desperta maior interesse pela disciplina, tornando o aprendizado mais envolvente e prático.
[Download TCC]