Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERICK CRISTIAN TOURAO OLIVEIRA
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
UMA EXPERIˆENCIA DID´ATICA ENVOLVENDO RAZ˜OES TRIGONOM´ETRICAS COM O USO DO GEOGEBRA.
Resumo
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma experiência didática, envolvendo o conteúdo matemático de razões trigonométricas, com a utilização do software GeoGebra. O objetivo principal do trabalho ´e proporcionar uma experiência didática dinâmicas e atrativa para os alunos, de modo que se interessem e envolvam nas atividades propostas. Essa experiência teve como objetivo contribuir no processo de aprendizagem dos alunos na introdução ao conteúdo de trigonometria, assim como, auxiliar os professores de matemática no ensino da trigonometria. A experiência didática ocorreu na Escola Estadual Jardim Universitário, no município de Alta Floresta, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio e foi desenvolvida no primeiro bimestre de 2024. A avaliação do trabalho foi respaldada pela pesquisa qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação e teve como parâmetros a postura dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Ela foi estruturada em cinco atividades, uma introdutória, três como atividade de ensino de razões trigonométricas e uma avaliativa. No decorrer das atividades encontramos algumas dificuldades e algumas surpresas, entretanto conseguimos concluir com um resultado positivo. Conseguimos que os alunos fossem mais ativos nas aulas, fazendo perguntas, questionando e resolvendo as atividades, fatos esses que não estavam acontecendo nas aulas de matemática que antecederam a nossa experiência didática.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Sequência Didática: Ensino por atividade para introdução das razões trigonométricas com auxílio do GeoGebra para turma 2° ano do ensino médio.
Veículo
Site do PROFMAT/UNEMAT
Link
https://sinop.unemat.br/faculdades/facet/stricto/profmat
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]