MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEONARDO CAUMO BIASOTTO

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LOGARITMOS VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
Esta dissertação tem como principal objetivo apresentar estratégias que possam ser aplicadas em sala de aula para se ensinar logaritmos, suas propriedades, seu uso na resolução de equações exponenciais, técnicas de resolução de equações e inequações logarítmicas, funções logarítmicas e seus gráficos no Ensino Médio, visando a ocorrência da aprendizagem significativa. Ao longo deste processo de criação de estratégias, foram utilizadas as questões retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fazem uso de logaritmos (direta ou indiretamente) em suas resoluções. Também se explorou recursos que fomentassem e intensificassem a participação dos alunos nas aulas, como processos exploratório-investigativos e o uso de tecnologias, a fim de tornar o material potencialmente significativo e estimular no aluno a predisposição a aprender. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para compor uma fundamentação teórica que buscou sistematizar definições e proposições relacionados a logaritmos aplicáveis ao Ensino Médio, seguidos de demonstrações completas, além de uma análise com a intenção de aferir a configuração do ensino de logaritmos atualmente no Brasil. Visto que a aprendizagem depende do ensino, e vice-versa, estas estratégias foram divididas em dois sequenciamentos didáticos, cada um deles tendo como base a reconciliação integrativa ou a diferenciação progressiva, dois conceitos atrelados à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Paul Ausubel, e que contribuem, independentes ou combinados, para o processo de significação, facilitando a ancoragem de novos conceitos subsunçores e a modificação dos já existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A finalidade das tarefas concebidas e das conduções propostas não é amarrar o professor a elas, tornando seu planejamento engessado, mas servir como um guia para imaginar, organizar, executar e avaliar aulas no Ensino Médio, oportunizando ao professor uma flexibilidade para adaptar e incrementar sua prática docente.
[Download TCC]