Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONARDO CAUMO BIASOTTO
UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC
Dissertação
Título
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LOGARITMOS VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
Esta dissertação tem como principal objetivo apresentar estratégias que possam ser aplicadas
em sala de aula para se ensinar logaritmos, suas propriedades, seu uso na resolução de equações
exponenciais, técnicas de resolução de equações e inequações logarítmicas, funções
logarítmicas e seus gráficos no Ensino Médio, visando a ocorrência da aprendizagem
significativa. Ao longo deste processo de criação de estratégias, foram utilizadas as questões
retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fazem uso de logaritmos (direta
ou indiretamente) em suas resoluções. Também se explorou recursos que fomentassem e
intensificassem a participação dos alunos nas aulas, como processos exploratório-investigativos
e o uso de tecnologias, a fim de tornar o material potencialmente significativo e estimular no
aluno a predisposição a aprender. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para
compor uma fundamentação teórica que buscou sistematizar definições e proposições
relacionados a logaritmos aplicáveis ao Ensino Médio, seguidos de demonstrações completas,
além de uma análise com a intenção de aferir a configuração do ensino de logaritmos atualmente
no Brasil. Visto que a aprendizagem depende do ensino, e vice-versa, estas estratégias foram
divididas em dois sequenciamentos didáticos, cada um deles tendo como base a reconciliação
integrativa ou a diferenciação progressiva, dois conceitos atrelados à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Paul Ausubel, e que contribuem, independentes ou combinados,
para o processo de significação, facilitando a ancoragem de novos conceitos subsunçores e a
modificação dos já existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A finalidade das tarefas
concebidas e das conduções propostas não é amarrar o professor a elas, tornando seu
planejamento engessado, mas servir como um guia para imaginar, organizar, executar e avaliar
aulas no Ensino Médio, oportunizando ao professor uma flexibilidade para adaptar e
incrementar sua prática docente.
[Download TCC]