MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DAVID RAMALHO NOBREGA

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
EXPLORANDO A TEORIA DOS GRAFOS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho apresenta inicialmente uma revisão sistemática de literatura de teses e dissertações que tratam do emprego da teoria dos grafos em aulas de matemática nas escolas. Essa pesquisa foi realizada nas bases de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e no acervo do PROFMAT (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), no período de 2013 a 2023, em língua portuguesa, buscando compreender como a teoria dos grafos vem sendo utilizada nas escolas e quais as finalidades do emprego dessa teoria. Os estudos selecionados mostram que há inúmeras aplicações e problemas do cotidiano possíveis de serem abordados em sala de aula aplicando conceitos de grafos, contribuindo assim para a aprendizagem dos alunos. Contudo, nesses trabalhos, constatou-se a ausência, por exemplo, do pensamento computacional nas aplicações com grafos. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma integração entre o pensamento computacional e a teoria dos grafos no contexto das aulas de matemática no ensino básico. Ao apresentar definições fundamentais dessas áreas e sugerir atividades específicas, espera-se que o professor possa desenvolver com os alunos habilidades computacionais e de lógica matemática, além de promover a autonomia dos estudantes. As ferramentas exploradas da teoria dos grafos incluem o algoritmo de Dijkstra, cadeia euleriana fechada, grafo direcionado e cadeia euleriana aberta. Em relação ao pensamento computacional, utilizou-se o conjunto de habilidades do Computational Thinking in K-12 Education Leadership toolkit. Por fim, são dadas outras sugestões de aplicações voltadas para as escolas utilizando novas ferramentas e variações das atividades propostas.
[Download TCC]