MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLEILTON MENDES BARBOSA JUNIOR

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
“Oxe, e é isso mesmo?”: O ensino de probabilidade através de problemas contraintuitivos
Resumo
O objetivo desta dissertação de mestrado é elaborar e aplicar uma sequência didática sobre probabilidade, com ênfase em resolução de problemas contraintuitivos, para alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada na cidade de Recife-PE. A abordagem pedagógica será baseada em quatro intervenções pedagógicas: “O Problema dos Doces”, ”O Problema do Grão-Duque da Toscana”, “O Problema do Falso Positivo” e “A Porta dos Desesperados”. Estas intervenções serão conduzidas ao longo de oito aulas com atividades práticas e discussões em sala de aula. Cada intervenção abordará habilidades específicas sobre o conteúdo de probabilidade que estão presentes no novo currículo de Pernambuco para o ensino médio. O projeto incluirá a aplicação de pré-teste e pós-teste que servirão como ferramentas diagnósticas para o ensino de probabilidade. Ao final, a dissertação avaliará a eficácia da resolução de problemas contraintuitivos no ensino de probabilidade, destacando as contribuições específicas de cada intervenção.
[Download TCC]