MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FATIMA APARECIDA AFONSO AGUILAR

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG

Dissertação

Título
Os processos de diferenciação e integração gráfica: uma abordagem através da dinâmica de sistemas
Resumo
Este trabalho propõe o uso da metodologia de Dinâmica de Sistemas no Ensino Médio como uma ferramenta para a compreensão intuitiva dos conceitos de derivada e integral. Utilizando processos gráficos de diferenciação e integração, conjecturamos que é possível propor uma sequência didática inovadora para o ensino desses conceitos nesse nível de ensino. O objetivo principal é tornar os conceitos de derivada e integral mais acessíveis e  intuitivos, por meio de uma abordagem prática e visual, centrada na compreensão dos processos dinâmicos de estoque e fluxo. A metodologia utilizada combina os princípios da Dinâmica de Sistemas com uma sequência didática que utiliza recursos lúdicos e ferramentas visuais para facilitar a aprendizagem. O foco é promover uma compreensão  prática e envolvente dos conceitos matemáticos, estimulando os alunos a explorar os conceitos de taxa de variação e acumulação de forma interativa. Para isso, o software Vensim será utilizado para simular visualmente os processos de estoque e fluxo, permitindo aos alunos observar como as variações  no estoque se relacionam com o conceito de derivada e como o acúmulo do fluxo pode ser descrito pela integral. Essa abordagem não se limita a explicar os conceitos de derivada e integral, mas também busca estabelecer uma conexão  direta entre a teoria matemática e a experiência prática dos alunos. Ao visualizar graficamente esses processos dinâmicos, os estudantes são  capazes de desenvolver uma compreensão mais profunda e clara das interações  entre as variáveis envolvidas. Ensinar esses conceitos no ensino médio é fundamental, especialmente para os alunos que seguirão para áreas de exatas, engenharias ou ciências aplicadas no ensino superior. Uma compreensão sólida de derivada e integral desde essa etapa escolar facilita a transição  para a universidade e contribui para a redução das taxas de reprovação e evasão em cursos de Matemática e áreas afins.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
UMA INTRODUÇÃO À DINÂMICA DE SISTEMAS NO ENSINO MÉDIO
Veículo
EduCapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917949      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]