Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GENIVALDO BRAZ DE JESUS SILVA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
O uso de argumentos válidos nas aulas de matemática do ensino fundamental: uma abordagem com estudantes do 7o ano para aprimorar a argumentação lógica
Resumo
A Matemática tem em sua estrutura uma organização, de modo que há um encadeamento entre os conteúdos abordados em diferentes níveis de ensino. Ela se mostra estruturada de forma que, ao resolver uma determinada situação - problema, a resolução é permeada por uma ligação lógica de sentenças, afirmações, fatos, entre outros, que, quando organizados e argumentados, levam à solução procurada, baseada em um sistema dedutivo. No entanto, nota-se argumentos muitos superficiais e até incoerentes por parte de muitos alunos, principalmente no ensino fundamental. Com isso, cabe na questão de pesquisa o seguinte questionamento: como melhorar o uso do argumento válido de maneira intuitiva no ensino de matemática nas séries finais do ensino fundamental? Dessa forma, o objetivo do presente estudo é mostrar como o pensamento e o raciocínio lógico argumentativo contribui para o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Todo trabalho foi centrado em três momentos: momento de estudo em teses e trabalhos publicados; momento de aplicação de sequência de atividades com estudantes do 7o ano de uma escola localizada na zona rural do interior da Bahia e um momento de análise destes resultados. Ao final do trabalho, observou-se uma melhora significativa na argumentação dos estudantes envolvidos e uma perspectiva de melhor aprendizagem apontada tanto pelos estudantes como pelo professor regente da turma. O estudo, aqui desenvolvido, pode ser adaptado a qualquer ano e nível de ensino para o desenvolvimento do argumentar de maneira lógica e intuitiva por parte dos estudantes, auxiliando os educadores em suas metodologias de sala de aula, seja na disciplina de Matemática ou de outros componentes curriculares.
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