MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GUSTAVO PRATES DE OLIVEIRA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
Uma sequência didática para o estudo da medida do volume do dodecaedro regular por meio de composição e decomposição em pirâmides
Resumo
Este estudo, de cunho qualitativo, explorou o cálculo da medida de volume do dodecaedro regular, por meio da composição e decomposição de pirâmides regulares, empregando o software GeoGebra 3D para visualizar e manipular as construções realizadas pelos estudantes de forma dinâmica, com foco na dedução de fórmulas para cálculo de medida de área de regiões planas e volume de sólidos geométricos, especialmente para a medida do volume do dodecaedro regular. Teve como objetivo implementar e analisar uma Sequência Didática abordando a composição e decomposição em pirâmides com o uso do GeoGebra 3D com ênfase na Realidade Aumentada para desenvolver o estudo do volume do dodecaedro regular. Os sujeitos de pesquisa eram estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Os dados foram produzidos, principalmente, por meio da implementação da Sequência Didática e foram analisados ancorados em algumas ideias da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os principais resultados mostraram, que o uso do GeoGebra 3D, no processo de aprendizagem de sólidos geométricos, pode potencializar a visualização de elementos importantes desses sólidos, principalmente, por meio da Realidade Aumentada. Quanto às principais dificuldades apresentadas pelos estudantes, durante a implementação da sequência, os resultados mostraram que elas foram mais frequentes em questões que requeriam respostas discursivas dos alunos. Concluímos que o recurso Realidade Aumentada foi fundamental para que os estudantes conseguissem realizar a conversão do sistema de registros de representação semiótica figural para o sistema algébrico e da língua materna, ou seja, os estudantes transitaram entre esses sistemas durante a implementação da Sequência Didática como um todo. Isto, conforme a teoria adotada, pôde contribuir para que esses estudantes compreendessem que é possível calcular a medida do volume do dodecaedro regular por meio da composição e decomposição desse sólido em pirâmides de base pentagonal que, por sua vez, eram compostas por pirâmides de base triangular.
[Download TCC]