Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MEIRE DE OLIVEIRA BOTELHO SANTOS
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
DADOS METEOROLÓGICOS DE TEMPERATURA DO AR E PRECIPITAÇÃO COMO ELEMENTOS DESENCADEADORES PARA A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE LINHAS E DE BARRAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições da implementação de uma Sequência Didática (SD) em uma situação prática, no contexto da estação meteorológica,
para o ensino de gráficos de linhas e de barras com o uso da planilha eletrônica. As atividades foram estruturadas de modo a integrar esse contexto, culminando na construção
do climograma. O estudo buscou responder à seguinte questão: “Em que medida as tecnologias digitais associadas a situações cotidianas contribuem para os processos de
ensino e de aprendizagem dos gráficos de linhas e de barras no Ensino Médio?”. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem de natureza qualitativa e teve como
fundamentação teórica os níveis de compreensão gráfica propostos por Curcio (1987). Os sujeitos de pesquisa foram 32 estudantes do 1o Ano de uma escola pública estadual da
cidade de Vitória da Conquista (BA). Para a análise dos dados, consideraram-se as respostas dos estudantes nas atividades impressas da sequência didática, as atividades
realizadas na planilha eletrônica e a observação participante. A análise dos resultados evidenciou que as tecnologias digitais, associadas a situações cotidianas, contribuíram
para melhorar a compreensão gráfica dos estudantes, com destaque para o primeiro nível, ‘leitura dos dados’ e avanços pontuais nos níveis superiores. Além disso, contribuíram para
o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais. Concluímos que o computador aliado à internet e a aplicativos como a planilha eletrônica (tecnologias digitais)
podem possibilitar ricas oportunidades para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos na compreensão dos gráficos de linhas e de barras.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Sequência Didática/Gráficos Estatísticos de Linhas e de Barra
Veículo
EduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972621
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]