Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO SOARES FIGUEIREDO
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
EXPLORANDO A GEOMETRIA PLANA COM DIVERSOS RECURSOS DIDÁTICOS
Resumo
Neste trabalho objetivamos analisar as potencialidades da utilização de que uma variedade de recursos didáticos desempenha no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, de geometria plana. No contexto específico de retas paralelas interceptadas por uma transversal, uma abordagem diversificada promove uma compreensão mais profunda dos conceitos, facilitando a assimilação e aplicação prática dos princípios geométricos fundamentais. A presente sequência didática, desenvolvida para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual João de Deus Dias em Francisco Sá, Minas Gerais, sob o tema \"Explorando a Geometria Plana com Diversos Recursos Didáticos\", destaca a importância de uma abordagem multidimensional para o ensino desse
tópico específico. Por meio da integração de atividades práticas, como a construção manual de figuras geométricas com régua e compasso, o uso de ferramentas tecnológicas, como o GeoGebra, e desafios de resolução de problemas contextualizados, os alunos são expostos a uma gama variada de experiências de aprendizagem. Essa diversificação de recursos didáticos visa não apenas aprimorar a compreensão teórica dos conceitos, mas também
facilitar a aplicação prática desses conhecimentos em situações do cotidiano. Além disso, por meio do trabalho em grupo e da resolução de desafios individuais, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades colaborativas e a aprimorar o raciocínio lógico, promovendo assim um aprendizado mais abrangente e duradouro. Ao adotar essa abordagem diversificada, espera-se promover um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador, que estimule os alunos a explorar a geometria de maneira interativa e significativa, fortalecendo assim suas habilidades matemáticas e sua capacidade de aplicar conceitos geométricos de forma eficaz.
[Download TCC]