Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RUBENS PEDROSO NOGUEIRA JUNIOR
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: uma abordagem por meio de planilha eletrônica
Resumo
A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo retomar conceitos básicos de triângulos e discutir o ensino de Semelhança de Triângulo, utilizando uma planilha eletrônica, a qual nomeamos de Trianguladora. Os participantes do estudo foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular, localizada em uma cidade no interior da Bahia. Para estruturar as estratégias didáticas empregadas na investigação e análise dos dados produzidos, recorremos a pressupostos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, considerando que a utilização de diferentes registros de representação semiótica no estudo de triângulos e a coordenação entre esses registros podem viabilizar a compreensão das definições, propriedades e conceitos relacionados a esse objeto matemático. A sequência didática elaborada, com base a planilha eletrônica, foi implementada, dividida em três momentos, os quais nomeamos de Estações. As análises foram realizadas com foco nas atividades cognitivas de formação, tratamento e conversão. Os principais resultados mostraram que o uso da Trianguladora para o ensino de Semelhança de Triângulos pode facilitar tanto o processo de e ensino quanto à aprendizagem desse objeto matemático.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
A Trianguladora e a Semelhança de Triângulo
Veículo
EduCapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922260
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]