Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SAVIO OLIVEIRA VIEIRA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
CONCURSO DE FOTOGEBRA: Matemática, Fotografia e GeoGebra voltados para educandos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Francisco Moreira Alves
Resumo
Este trabalho objetivou desenvolver uma sequência didática que complemente o trabalho pedagógico do professor, utilizando estratégias, conceitos e procedimentos da geometria espacial, interligando fotografias de objetos do cotidiano com o GeoGebra, através do Concurso FotoGebra. A metodologia da dissertação baseia-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa, e se caracteriza como uma pesquisa descritiva. O referencial teórico abrange o uso de tecnologias digitais, como o software GeoGebra, e as tendências metodológicas, destacando a integração da matemática com a fotografia para promover aprendizagens significativas e contextualizadas. Os instrumentos de produção de dados incluíram questionários, aplicados antes e após o concurso, e entrevistas realizadas com os educandos. Especificamente, o trabalho visou promover o Concurso Fotogebra aos educandos do terceiro ano no Colégio Estadual Francisco Moreira Alves; buscar no cotidiano imagens que permitam extrair conceitos geométricos que possam ser modelados e visualizados no GeoGebra; despertar o interesse dos educandos no aprendizado matemático por meio do uso das tecnologias; e, por fim, relacionar os conteúdos geométricos à realidade circundante. O problema investigado visou responder às seguintes questões: quais as relações existentes entre as concepções do ensino da matemática e o GeoGebra? E quais são os conhecimentos adquiridos pelos educandos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Francisco Moreira Alves através do concurso de FotoGebra? Na realização do trabalho, a sequência didática desempenhou um papel fundamental na preparação dos educandos para o Concurso FotoGebra. Como a maioria dos educandos não conhecia o GeoGebra nem havia desenvolvido atividades com essa ferramenta, a sequência serviu como base de conhecimento. Portanto, conclui-se que o Concurso FotoGebra foi promovido com sucesso aos educandos do terceiro ano do Colégio Estadual Francisco Moreira Alves, incentivando-os a buscar em seu dia a dia imagens que possibilitassem a extração e a modelagem de conceitos geométricos no
GeoGebra. Essa abordagem despertou o interesse dos educandos pelo aprendizado, tornando o processo mais dinâmico e envolvente.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
CONCURSO DE FOTOGEBRA PARA ESTUDANTES DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO
Veículo
EduCapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922295
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]