Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SEBASTIANA DE SOUZA BORGES
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
Um estudo dos poliedros regulares de Platão com o uso da Realidade Aumentanda
Resumo
Muitas vezes o ensino da Matemática é realizado, a rigor, nas instituições escolares de maneira bem abstrata, com atenção voltada às atividades que exigem repetição e memorização. Considerando que a Geometria Espacial não se restringe às fórmulas, regras ou operações e pode ser mais bem compreendida com recursos didáticos adequados, esta dissertação teve como objetivo analisar como uma sequência didática, elaborada a luz de algumas ideias da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com o uso da Calculadora Gráfica GeoGebra 3D com ênfase na ferramenta Realidade Aumentada (RA),
pode contribuir para o ensino dos Sólidos de Platão. Os sujeitos de pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de ensino de uma cidade localizada no interior da Bahia. Os dados foram produzidos através das respostas dos estudantes às atividades da sequência, bem como, por meio da observação dos participantes. Os resultados mostraram que o uso do software proporcionou aulas mais dinâmicas e atrativas, principalmente pela facilidade da visualização dos sólidos proporcionada pela RA. Mostraram ainda, que as atividades propostas na sequência didática permitiram aos estudantes transitar em mais de um Sistema de Registro de Representação Semiótica, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes dos conteúdos e conceitos
relativos ao objeto de estudo. Conclui-se, então que a sequência elaborada e a forma como ela foi implementada foi um elemento facilitador da aprendizagem dos alunos em relação aos Sólidos de Platão.
[Download TCC]