Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS BORGES DO NASCIMENTO
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Arapiraca - AL
Dissertação
Título
Demonstrações do Teorema de Pitágoras
Resumo
O objetivo deste trabalho é realçar a importância de uma abordagem investigativa na demonstração e aplicação do Teorema de Pitágoras, para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Busca-se através da abordagem das competências gerais e das habilidades da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, compreender as etapas e os níveis de desenvolvimento do estudante, principalmente da Matemática, demonstrar como a compreensão da origem e desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pode ampliar a teoria e prática dos conteúdos ministrados em sala de aula, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas nos alunos. A pesquisa emprega uma metodologia de revisão bibliográfica da BNCC, sites e alguns livros didáticos, analisando textos, estudos e registros históricos relacionados ao Teorema de Pitágoras e à sua evolução ao longo do tempo. Além disso, propõe a criação de um produto educacional - um conjunto de materiais didáticos que inclui demonstrações variadas do teorema, destinado a facilitar o ensino deste conceito fundamental. O intuito é que a incorporação da história na matemática e das origens dos conceitos na educação matemática oferece uma compreensão mais rica e aprofundada dos tópicos abordados. Através do produto educacional ora sugerido, busca-se um aumento no interesse e na compreensão dos alunos sobre o Teorema de Pitágoras, assim como uma melhoria nas suas habilidades de raciocínio lógico e análise crítica. Este estudo destaca a relevância da abrangência da matemática e do conhecimento dos educadores das competências e habilidades destacadas pela BNCC, Base Nacional Comum Curricular, como uma ferramenta valiosa no processo educativo.
[Download TCC]