Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MATHEUS COSTA DE SOUZA
UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia - Barreiras - BA
Dissertação
Título
Uma proposta de ensino da soma de Riemann para o ensino médio pelo olhar do modelo de Van Hiele.
Resumo
Motivados pela discussão do ensino e aprendizagem do cálculo de áreas no ensino médio, este trabalho estuda a proposta da soma de Riemann para calcular a área de uma região não regular delimitada por curvas e apresenta uma estratégia para ensiná-la no ensino médio. A ideia geométrica que constitui a soma de Riemann implicou na escolha do modelo do pensamento geométrico de Van Hiele como base teórica para instigar e aprimorar a conexão histórica que envolve o cálculo de áreas e a geometria. Esta pesquisa contribui para o ensino do cálculo de áreas em dois aspectos: propõe uma adaptação dos níveis de aprendizagem do modelo de Van Hiele para a soma de Riemann e apresenta tarefas como recurso a ser desenvolvido no ensino médio.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Uma proposta de tarefas organizadas por meio de uma sequência didática para o estudo da Soma de Riemann no Ensino Médio
Veículo
Portal eduCapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921790
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]