MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ISAURA CARDOSO LINDE

IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS

Dissertação

Título
APRENDER E ENSINAR GEOMETRIA DE MODO INTEGRADO À ARITMÉTICA E À ÁLGEBRA: POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE GENERALIZAÇÕES EM MATEMÁTICA
Resumo
Esta dissertação propõe e analisa a aplicação de uma sequência didática que integra conceitos de aritmética, geometria, e álgebra para o estudo de polígonos convexos e de relações associadas aos seus ângulos internos e externos, oportunizando a construção generalização matemática. A sequência foi elaborada começando com tarefas simples e aumentando progressivamente em dificuldade, tendo como objetivo criar um ambiente de aprendizado participativo e exploratório, incentivar competências como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a autonomia. Essa sequência foi aplicada em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede municipal no município de Canoas - RS, onde a pesquisadora atua como professora. A proposta promoveu o uso de materiais concretos em MDF produzidos pelos alunos com auxílio do GeoGebra e de uma cortadora a laser, proporcionando uma abordagem experimental e interativa para explorar conceitos geométricos, propriedades aritméticas e formalizações algébricas. Além de investigar a capacidade dos alunos em construir generalizações e explorar relações matemáticas, buscou-se avaliar o impacto da sequência didática no engajamento e na motivação dos estudantes, incentivando a compreensão das propriedades matemáticas por meio da experimentação e da reflexão crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou dados coletados por meio de observações e registros dos estudantes. O uso de atividades exploratórias e a integração entre diferentes áreas do conhecimento matemático revelaram-se estratégias promissoras para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem e promover competências previstas pela BNCC, como o pensamento crítico e a resolução de problemas.
[Download TCC]