Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ISAURA CARDOSO LINDE
IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Canoas - RS
Dissertação
Título
APRENDER E ENSINAR GEOMETRIA DE MODO INTEGRADO À ARITMÉTICA E À ÁLGEBRA: POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE GENERALIZAÇÕES EM MATEMÁTICA
Resumo
Esta dissertação propõe e analisa a aplicação de uma sequência didática que integra
conceitos de aritmética, geometria, e álgebra para o estudo de polígonos convexos e
de relações associadas aos seus ângulos internos e externos, oportunizando a
construção generalização matemática. A sequência foi elaborada começando com
tarefas simples e aumentando progressivamente em dificuldade, tendo como objetivo
criar um ambiente de aprendizado participativo e exploratório, incentivar competências
como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a autonomia. Essa sequência
foi aplicada em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede
municipal no município de Canoas - RS, onde a pesquisadora atua como professora. A
proposta promoveu o uso de materiais concretos em MDF produzidos pelos alunos com
auxílio do GeoGebra e de uma cortadora a laser, proporcionando uma abordagem
experimental e interativa para explorar conceitos geométricos, propriedades aritméticas
e formalizações algébricas. Além de investigar a capacidade dos alunos em construir
generalizações e explorar relações matemáticas, buscou-se avaliar o impacto da
sequência didática no engajamento e na motivação dos estudantes, incentivando a
compreensão das propriedades matemáticas por meio da experimentação e da reflexão
crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou dados coletados por meio de
observações e registros dos estudantes. O uso de atividades exploratórias e a
integração entre diferentes áreas do conhecimento matemático revelaram-se
estratégias promissoras para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem e
promover competências previstas pela BNCC, como o pensamento crítico e a resolução
de problemas.
[Download TCC]