Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NICOLE CRISTINE RECH
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC
Dissertação
Título
PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA DE COMO INTRODUZI-LO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho aborda o pensamento computacional (PC) na educação básica, buscando compreender as demandas estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Muitos professores de Matemática enfrentam desafios em ensinar programação, principalmente devido à falta de formação específica na área. Com o objetivo de incentivar a introdução desses conceitos em sala de aula, desenvolveu-se um caderno de atividades desplugadas (em anexo), elaborado para ser acessível mesmo a estes professores. As atividades propostas visam não apenas a introdução de conceitos básicos de programação, mas também o fortalecimento de habilidades
fundamentais do PC, conhecido como os quatro pilares do PC: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Para que esse objetivo fosse alcançado, a pesquisa incluiu uma investigação sobre o PC e seus pilares, assim como uma análise preliminar do que a BNCC estabelece sobre programação e computação. Também é apresentada uma explicação simplificada das principais estruturas que compõem um algoritmo de computador, utilizando a notação de pseudocódigo chamada Portugol, com a intenção de contribuir para a compreensão dos fundamentos da lógica computacional por parte de professores de Matemática que talvez não tenham sido introduzidos às linguagens de programação.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Pensamento Computacional: uma proposta de como introduzi-lo no ensino de matemática na Educação Básica
Veículo
EduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917278
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]