Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO NEUDVAM BANDEIRA LIMA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
Análise e Identificação de Lacunas no Aprendizado Matemático: Um Estudo sobre os Conceitos do Ensino Fundamental II que Demandam Aprendizado no Ensino Médio
Resumo
Muitos estudantes ingressam no Ensino Médio com dificuldades na disciplina de matemática, o que agrava a situação, sobretudo no desenvolvimento de novos conteúdos nessa área. O objetivo desse trabalho foi identificar e recompor um conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental II que os alunos do Ensino Médio possuíam maior dificuldade. Através de uma avaliação diagnóstica, analisou-se os assuntos mais defasados, e selecionou-se um deles com o intuito de trabalhar uma recomposição de aprendizagem. O assunto de equação do segundo grau foi trabalhado, inicialmente, fazendo um breve passeio pela construção histórica do mesmo. Em seguida, foi explanado o conteúdo utilizando ferramentas tecnológicas digitais como softwares matemáticos, para promover curiosidade e interação. Adiante, foi utilizado materiais concretos para revisitar e fixar conceitos e resoluções do tema escolhido. Empregada essa mescla de metodologias, foi possível recompor esse conteúdo de maneira mais dinâmica e envolvente, dessa forma, atingindo a maior quantidade de alunos. Após a aplicação de uma avaliação de verificação de conteúdo, foi realizada uma comparação entre os resultados das duas avaliações, o que permitiu concluir que a metodologia apresentou resultados positivo, com um aumento percentual significativo. Isso demonstra que a abordagem tem um impacto significativo na forma como o aluno constrói o seu conhecimento. Ao combinar diversas ferramentas e a interdisciplinaridade, é possível aprimorar a qualidade das aulas, o que resulta em uma aprendizagem mais significativa.
[Download TCC]