Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERNANDO VIRGILIO CARNEIRO MESQUITA FILHO
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
Uma sequência didática para o 9° ano sobre equação do 2° grau
Resumo
O estudo objetiva propor uma sequência didática bem estruturada para o ensino de equações do 2° grau que auxilie o trabalho do professor, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos pelos alunos do 9° ano. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que une procedimentos de pesquisa bibliográficos e a proposta de uma sequência didática. A sequência didática foi estruturada em cinco etapas progressivas para ensinar equações do 2° grau no 9º ano. Inicialmente, contextualizou-se o tema e avaliou-se o conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, foram apresentados os conceitos básicos e os métodos de resolução (fatoração, completando quadrados e fórmula resolutiva da equação do 2º grau), com exercícios e discussões em grupo para consolidar o aprendizado. Posteriormente, exploraram-se aplicações reais das equações em áreas como física e economia, promovendo a aprendizagem significativa. A sequência encerrou-se com uma revisão e avaliação, proporcionando feedback individualizado e reflexão sobre a aplicabilidade dos conceitos aprendidos. Embora os resultados práticos da aplicação da sequência não tenham sido avaliados, acredita-se que ela pode oferecer uma contribuição significativa para o ensino de equações do 2° grau. A partir dos resultados desta pesquisa, bem como do produto por ela gerado, uma sequência didática sobre equações do 2º grau para o 9º ano, considera-se que a gamificação, a aprendizagem contextualizada e aprendizagem a colaborativa no ensino de equações de 2º grau tornam a matemática mais atrativa e significativa, aumentando o engajamento e facilitando o entendimento prático. No mais, o estudo destaca a importância da elaboração de sequências didáticas bem estruturadas para o ensino de equações do 2° grau, integrando atividades práticas, teóricas e métodos variados. Metodologias ativas e contextualização dos conceitos matemáticos aumentam engajamento e compreensão. Recomenda-se adaptar a sequência ao perfil dos alunos e aprofundar pesquisas sobre metodologias e tecnologias.
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