MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GEANE GOMES CAMPINA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMETODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática para o ensino de Estatística no Ensino Médio fazendo uso de diferentes metodologias combinadas. A metodologia utilizada neste estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e exploratória, com o objetivo de apresentar a sequência didática organizada em três etapas, sendo a primeira de natureza conceitual sobre tópicos de Estatística descritiva, fornecendo meios para compreender, representar, analisar e interpretar tabelas e gráficos, assim como as medidas de tendência central e de dispersão. Nesse momento foram utilizadas matérias de jornais e revistas com foco nas representações gráficas, além do uso de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), valendo-se da metodologia da resolução de problemas. A segunda etapa é de natureza prática com a utilização do software livre LibreOffice e a catalogação de informações pessoais dos alunos, com foco na representação gráfica e nas medidas mencionadas anteriormente. A terceira etapa pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, fazendo uso da metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos com a proposição do planejamento e execução de uma pesquisa amostral na escola com um tema pertinente ao universo cotidiano dos alunos e, além disso, a análise e apresentação dos resultados obtidos. Refletindo sobre o que segue, acredito que a sequência didática possa fornecer subsídios didático-metodológico aos professores de Estatística no Ensino Médio e que o seu uso possa contribuir para o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades essenciais nessa área.
[Download TCC]