Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALISSON DE AMORIM FERREIRA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
INTRODUÇÃO A TEORIA DOS GRAFOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as possíveis contribuições da abordagem da
Teoria dos Grafos nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência
didática lúdica. Para isso, elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática em formato de
oficinas com estudantes do 9º ano. A proposta visa oferecer aos alunos da educação básica
a oportunidade de desenvolver novas aptidões, capacitando-os a adquirir competências
necessárias para sua participação plena na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
de caráter exploratório, que adota o estudo de caso como procedimento metodológico. A
problemática que norteia o estudo é: “A introdução da Teoria dos Grafos, por meio de uma
sequênciadidáticalúdica,podecontribuirparaamelhoriadaaprendizagemmatemáticados
alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental?” Para responder a esse questionamento,
desenvolveu-se uma sequência didática lúdica aplicada em formato de oficinas, dividida
em três módulos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionários
de sondagem inicial, atividades desenvolvidas nas oficinas e um questionário pós-oficina,
com o objetivo de analisar a evolução dos alunos. Dessa forma, por meio deste estudo,
verificou-se que a introdução da Teoria dos Grafos, por meio de uma sequência didática
lúdica no Ensino Fundamental Anos Finais em Matemática oportunizou a construção de
habilidades não apenas que contribuem para a compreensão dos conceitos abstratos da
matemática, por meio da modelagem de problemas com grafos, mas também capacitam os
estudantes a adquirir competências para resolver problemas reais de seu cotidiano. Além
disso, ampliam a visão dos alunos sobre o que é a matemática, ao não limitá-la ao uso de
fórmulas, desenvolvendo sua argumentação lógica e pensamento algorítmico, dialogando
com as habilidades da BNCC.
[Download TCC]