MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALISSON DE AMORIM FERREIRA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
INTRODUÇÃO A TEORIA DOS GRAFOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as possíveis contribuições da abordagem da Teoria dos Grafos nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática lúdica. Para isso, elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática em formato de oficinas com estudantes do 9º ano. A proposta visa oferecer aos alunos da educação básica a oportunidade de desenvolver novas aptidões, capacitando-os a adquirir competências necessárias para sua participação plena na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que adota o estudo de caso como procedimento metodológico. A problemática que norteia o estudo é: “A introdução da Teoria dos Grafos, por meio de uma sequênciadidáticalúdica,podecontribuirparaamelhoriadaaprendizagemmatemáticados alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental?” Para responder a esse questionamento, desenvolveu-se uma sequência didática lúdica aplicada em formato de oficinas, dividida em três módulos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionários de sondagem inicial, atividades desenvolvidas nas oficinas e um questionário pós-oficina, com o objetivo de analisar a evolução dos alunos. Dessa forma, por meio deste estudo, verificou-se que a introdução da Teoria dos Grafos, por meio de uma sequência didática lúdica no Ensino Fundamental Anos Finais em Matemática oportunizou a construção de habilidades não apenas que contribuem para a compreensão dos conceitos abstratos da matemática, por meio da modelagem de problemas com grafos, mas também capacitam os estudantes a adquirir competências para resolver problemas reais de seu cotidiano. Além disso, ampliam a visão dos alunos sobre o que é a matemática, ao não limitá-la ao uso de fórmulas, desenvolvendo sua argumentação lógica e pensamento algorítmico, dialogando com as habilidades da BNCC.
[Download TCC]