MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JORGE DA CONCEICAO SILVA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
AS CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA ESPACIAL PRESENTE NA OCA DA ALDEIA TRUKÁ EM CABROBÓ-PE PARA A (RES)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da geometria espacial presente na oca na (res) significação da prática docente. As ocas representam estruturas tradicionais da Comunidade Indígena Truká, que está localizada no sertão pernambucano. Elas são utilizadas como espaço dos indígenas para a realização do ritual sagrado chamado de Toré. Definiu-se como questão problematizadora deste estudo a seguinte indagação: “quais as contribuições da geometria espacial utilizadas na construção da oca na (res) significação da prática docente?” Com o intuito de responder a esse questionamento, buscou-se conhecer os procedimentos e técnicas utilizados pela comunidade na construção da oca, destacando os princípios geométricos envolvidos, bem como relacionar os conhecimentos utilizados pela comunidade na construção da oca e os conhecimentos de geometria espacial. Do mesmo modo, foi elaborada uma proposta de formação continuada de professores de matemática por meio dos conhecimentos de geometria espacial utilizados na construção da oca e aplicou-se a proposta de formação continuada de professores em uma das escolas da comunidade indígena. Para tal, adotou-se a metodologia qualitativa, que analisa o comportamento, o entorno, os conhecimentos e os contextos de pessoas ou situações, sem se basear em dados numéricos ou estatísticos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista, o questionário e a sequência didática. Os dados foram analisados mediante a perspectiva da fenomenologia, como aponta Bello (2006), a qual oferece uma lente perspicaz para entender as experiências individuais e subjetivas dos participantes, permitindo acessar os significados subjacentes às vivências e compreender a essência dos fenômenos estudados. Nesse contexto, busca-se não apenas entender os procedimentos e técnicas utilizados na construção da Oca, mas também estabelecer conexões entre os conhecimentos tradicionais da comunidade e os princípios geométricos envolvidos, culminando na elaboração de uma sequência didática para os professores que lecionam matemática. Dessa forma, por meio deste estudo, pudesse constatar que a presença da geometria espacial na construção da oca tem significativas implicações na prática docente, tais como contextualização do ensino, valorização dos saberes tradicionais, aprendizagem significativa e interdisciplinaridade.
[Download TCC]