Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO ERASMO DE MORAIS
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
Geometria Não Euclidiana: Uma Possibilidade Para a Educação Básica
Resumo
Pensando no ensino de Geometria e nas possibilidades de diversificação do currículo da educação básica trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estruturamos este trabalho com o objetivo de evidenciar as competências e habilidades que esse documento norteia para todas as etapas do ensino básico. Investigamos também a possibilidade de trabalhar, em paralelo ao ensino de geometria Euclidiana, tópicos de geometria não Euclidiana nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, procuramos na literatura fundamentação teórica sobre esses temas, aplicações em disciplinas diversas visando a interdisciplinaridade e em áreas que poderiam influenciar a carreira futura dos nossos jovens. Por m, propomos atividades para o professor de matemática aplicar em sala de aula, com o objetivo de estimular a aprendizagem do objeto da pesquisa e influenciar seu estudo mais aprofundado, encorajando as gerações futuras a explorar esse universo.
[Download TCC]