Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LICIO LIMA MEDEIROS
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA “PELA COMPREENSÃO”
Resumo
O presente estudo de cunho bibliográfico tem como objetivo geral analisar
possibilidades de aprendizagem da Análise Combinatória “pela compreensão” a partir
da resolução de situações-problema. Para tanto, apresenta os objetivos específicos:
a) Analisar, a partir do que revelam as pesquisas, as dificuldades da aprendizagem
de Análise Combinatória no Ensino Médio; b) Reconhecer possibilidades
metodológicas na resolução de situações-problema com ênfase na aprendizagem da
Análise Combinatória “pela compreensão”; c) Apresentar uma SD na perspectiva da
aprendizagem “pela compreensão” mediante a resolução de situações-problema
sobre Análise Combinatória. Fundamentados em Boyer (1974), Bachx (1975), Eves
(2011), Vazquez (2004) dentre outros, aborda-se o contexto histórico e contribuições
da Análise Combinatória. Em sequência, apoiados em Moretti (2014), Pozo (1998),
dentre outros, discorre-se sobre as reflexões de problema em geral e a resolução de
problemas matemáticos. Em continuidade, apresenta-se uma Sequência Didática
sobre o ensino e aprendizagem de Análise Combinatória “pela compreensão”,
apoiados em uma perspectiva de Grossnickle e Brueckner (1965). Para tanto, durante
o estudo, foram analisadas as dificuldades voltadas no âmbito da matemática e em
específico no campo da Análise Combinatória. Em linhas gerais, os resultados desta
pesquisa revelam que a proposta metodológica de resolução de situações-problema
\\\"pela compreensão\\\" se apresentou como uma alternativa promissora, com
possibilidade de superação da aprendizagem mecanicista. Tal abordagem, centrada
na contextualização histórica, problematização e compreensão conceitual, permite
aos alunos uma aprendizagem com potencialidade para o seu desenvolvimento
cognitivo, com destaque, na Análise Combinatória.
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