MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LICIO LIMA MEDEIROS

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA “PELA COMPREENSÃO”
Resumo
O presente estudo de cunho bibliográfico tem como objetivo geral analisar possibilidades de aprendizagem da Análise Combinatória “pela compreensão” a partir da resolução de situações-problema. Para tanto, apresenta os objetivos específicos: a) Analisar, a partir do que revelam as pesquisas, as dificuldades da aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio; b) Reconhecer possibilidades metodológicas na resolução de situações-problema com ênfase na aprendizagem da Análise Combinatória “pela compreensão”; c) Apresentar uma SD na perspectiva da aprendizagem “pela compreensão” mediante a resolução de situações-problema sobre Análise Combinatória. Fundamentados em Boyer (1974), Bachx (1975), Eves (2011), Vazquez (2004) dentre outros, aborda-se o contexto histórico e contribuições da Análise Combinatória. Em sequência, apoiados em Moretti (2014), Pozo (1998), dentre outros, discorre-se sobre as reflexões de problema em geral e a resolução de problemas matemáticos. Em continuidade, apresenta-se uma Sequência Didática sobre o ensino e aprendizagem de Análise Combinatória “pela compreensão”, apoiados em uma perspectiva de Grossnickle e Brueckner (1965). Para tanto, durante o estudo, foram analisadas as dificuldades voltadas no âmbito da matemática e em específico no campo da Análise Combinatória. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que a proposta metodológica de resolução de situações-problema \\\"pela compreensão\\\" se apresentou como uma alternativa promissora, com possibilidade de superação da aprendizagem mecanicista. Tal abordagem, centrada na contextualização histórica, problematização e compreensão conceitual, permite aos alunos uma aprendizagem com potencialidade para o seu desenvolvimento cognitivo, com destaque, na Análise Combinatória.
[Download TCC]