Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA CRISTINA MASCARENHAS NASCIMENTO BATISTA
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - BA
Dissertação
Título
Sequência didática para o estudo de uma fórmula de Euler relativa à Probabilidade
Resumo
Este trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem em Matemática aplicado a uma sequência didática para o estudo de uma fórmula de Euler relativa à Probabilidade. A abordagem se dá pela utilização de recursos didáticos digitais, pela utilização da história da matemática e pela construção de uma demonstração matemática direta. O uso de recursos digitais potencializa o aprendizado, na medida em que favorece a comunicação entre quem ensina e quem aprende. A história da Matemática pode tornar essa disciplina mais atrativa e interessante, ao atuar como elemento motivador, que favorece a iniciação dos alunos na atividade de pesquisa e facilita a compreensão de conceitos. O contato com a demonstração matemática possibilita o entendimento acerca das particularidades da linguagem desta ciência, bem como a percepção quanto à necessidade de sua utilização.
[Download TCC]