Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONARDO VIEIRA DA SILVA
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa - PB
Dissertação
Título
Reflexões sobre o Princípio Fundamental da Contagem e suas consequências
Resumo
A Análise Combinatória é um assunto da Matemática ainda considerado difícil por grande parte dos professores e alunos. Isso torna essa área da Matemática temida e, às vezes, evitada pelos próprios educadores. Por, geralmente, não haver uma compreensão adequada desse assunto, encontramos, até mesmo, livros e sites apresentando conceitos com inconsistências ou limitações, o que aprofunda ainda mais as dificuldades de entendimento do tema. Diante disso, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria da compreensão da Análise Combinatória através de um estudo focado no Princípio Fundamental da Contagem, parte considerada essencial para o bom entendimento dessa área.
Buscamos explicar esse princípio detalhadamente, com a finalidade de tornar claro o que ele produz e em quais situações pode ser utilizado.
Além da sua versão referente à tomada de duas decisões, apresentamos a sua versão iterada e formalizações para cada uma delas utilizando a linguagem de conjuntos.
Analisamos os enunciados desse princípio em livros e sites, com o intuito de verificar se a sua apresentação está sendo feita de modo correto ou adequado. Em seguida, utilizando-o, desenvolvemos as técnicas de contagem abordadas no Ensino Básico e falamos sobre a importância de uma modelagem adequada para a resolução de problemas e para a criação de outras técnicas além das tratadas anteriormente. Depois disso, abordamos algumas formas de enfrentar problemas de Análise Combinatória de modo a contribuir para uma boa aplicação dos métodos conhecidos, bem como apresentamos um roteiro que possa auxiliar no enfrentamento desses problemas com maior segurança. Por fim, propomos algumas atividades que podem ser aplicadas e trabalhadas em sala de aula com o objetivo de promover o aprendizado correto e o mais completo possível do Princípio Fundamental da Contagem no Ensino Básico.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Recurso Educacional: o Princípio Fundamental da Contagem no Ensino Fundamental e Médio
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869586
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]